Notícias

Prefeitura planta mudas de espécies nativas no Sítio do CVD

Notícia | 06/06/2019

Ontem, 5 de junho, nosso educador Paulo Resende recebeu, no sítio do Verbo Divino no bairro Água Comprida, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o "Beleza", e alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova. O prefeito conversou com os jovens sobre a importância da preservação da natureza e sugeriu ações de educação ambiental nas escolas. Em seguida, eles plantaram 25 mudas de espécies nativas para celebrar o Dia do Meio Ambiente. 

Foi um gesto simbólico para reforçar uma ação realizada em abril, quando o CVD cedeu 1 hectare do sítio para o plantio de novecentas mudas, de mais de 15 espécies nativas, como Tarumã , Goiabeira, Ingá, Ypê Rosa e Pitanga. Essa iniciativa já vislumbrava a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Cândido Silva, lançada oficialmente no último sábado, 1º de junho. A unidade tem 903 hectares de extensão e engloba áreas do bairro Vale do Paraíba até o distrito de Santa Rita de Cássia, compreendendo também as terras do sítio do Verbo Divino. Com a criação da APA, o município espera aumentar a arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS Verde), incrementar o turismo rural e ecológico e criar oportunidades para planos como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que traz benefícios aos proprietários que contribuem com a preservação e restauração do bioma.

Para Rodrigo Drable, o apoio do colégio reforça a importância da parceria público-privada. "A conservação do meio ambiente não pode ser uma obrigação só do setor público, é responsabilidade de todos. Então, quando o Verbo Divino se insere neste contexto, ele cumpre sua obrigação social e deixa um legado para o futuro. A escola está de parabéns pois, em um momento incipiente que nós vivemos de recuperação ambiental, se torna pioneira na cidade entre as unidades particulares", disse o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também destacou a participação do CVD. "O Verbo Divino é um parceiro muito importante, o Paulo tem sido muito receptivo a essas ações. Agradecemos ao colégio, pois esse apoio estreita as nossas relações e fortalece as iniciativas ambientais da prefeitura", declarou Carlos Roberto de Carvalho, que lembrou ainda do projeto de um pomar no sítio do CVD. "Nós voltaremos aqui para criar uma área de pomar com 50 árvores frutíferas", disse o secretário.

Paulo Resende, educador do Verbo Divino, faz questão de manter as portas sempre abertas. "Se é para colaborar com a preservação do meio ambiente em Barra Mansa, o Colégio Verbo Divino estará sempre à disposição. Cada um, seja empresa ou pessoa física, tem que fazer a sua parte no processo de conservação da natureza em nossa cidade", destacou Paulo, lembrando que o CVD já promove ações de consiência ambiental no dia a dia, como a separação do lixo para coleta seletiva na escola. "Já fazemos essa separação e em parceria com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) reciclamos esse lixo para melhorar a qualidade de vida de nossa população", conclui o educador.
 

Veja outras notícias

Veja todas as notícias

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio desse formulário você entra em contato direto com o Verbo Divino. Retornaremos sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Verbo Divino

ver agenda
2018 © Colégio Verbo Divino - Todos os direitos reservados Desenvolvido por: AM4