Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » 1º Fórum de Debate – por um mundo de paz!

Notícias

25/04/2011

1º Fórum de Debate – por um mundo de paz!

Na terça e quarta-feira, dias 19 e 20, a Equipe Pedagógica do Ensino Médio realizou o 1º Fórum de Debate a partir das 10h, no Teatro Verbo Divino, com os alunos do 9º Ano (terça-feira) e das 1ª, 2ª e 3ª Séries (quarta-feira).

O debate teve como tema o "Massacre em Realengo", em que um rapaz invadiu uma escola municipal no bairro de Realengo (Zona Oeste do Rio de Janeiro) e atirou contra diversos alunos, deixando 12 mortos.

A gravidade e a repercussão da tragédia colocaram em pauta alguns assuntos importantes que possam ter motivado esse tipo de ação para serem discutidos, entre eles: a personalidade vulnerável, o fanatismo, a doença psiquiátrica e o fenômeno Bullying - que inclusive já foi trabalhado dentro do Colégio em outros momentos.

Segundo o mediador do evento, professor Alex Teixeira, o grande objetivo do Fórum de Debate foi trabalhar e valorizar a paz. "O objetivo do Colégio foi mostrar que nós temos que estar em um mundo de paz e de solidariedade. É fundamental formar o cidadão não só bem culturalmente, mas também uma pessoa implementadora da paz e da ordem, do bom convívio e da boa relação".

Além do professor Alex, o Fórum reuniu o professor de História, Rodolfo, a Psicóloga e Orientadora Educacional, Rosiléa, a Coordenadora Pedagógica do Ens. Médio, Bianca, o professor de Filosofia, Sérgio, o professor de Biologia, João Carlos e a professora de Ensino Religioso, Talita. Os alunos também foram ouvidos e participaram ativamente do debate.

Vale destacar que discussões como essas são fundamentais para o processo de formação integral que o Colégio oferece aos seus alunos. Para a coordenadora, Bianca Mangelli, é importante não só trabalhar assuntos da atualidade, mas também  fomentar nos alunos o senso crítico e a reflexão pela paz. "Que eles possam levar para casa toda essa reflexão, sobre o Bullying inclusive e pensar, por exemplo, no quê aquela "piadinha" de mau gosto pode vir a proporcionar para os outros".

Fotos
cvd.online