Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » 9º ano realiza estudo dirigido

Notícias

16/03/2017

9º ano realiza estudo dirigido

9º ano realiza estudo dirigido

A professora Maria do Rosário realizou um estudo dirigido com as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi se aprofundar no contexto do livro que será estudado este semestre – “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos.

Saiba mais:

Graciliano Ramos é o principal ficcionista da literatura brasileira da década de 1930, que se caracterizou pela temática social, focalizando, entre outros, aspectos concernentes ao Nordeste brasileiro, como a seca, o coronelismo e a exploração. Essa tendência recebeu o nome de neorealismo nordestino. Ao mesmo tempo, os autores da época continuaram a proposta modernista de uma literatura de resgate da linguagem coloquial. 

O romance Vidas Secas, publicado em 1938, consegue a proeza de apresentar de maneira sintética uma visão da sociedade brasileira em seus níveis mais profundos. Há a dimensão social da exploração e da opressão política. Há a dimensão psicológica da repressão, fazendo surgir indivíduos marcados pela introspecção. E há, por fim, a dimensão natural da seca, flagelo nordestino. 

A narrativa se relaciona a um período particularmente complicado da política brasileira e mundial. No Brasil, estava em vigor a ditadura Vargas, enquanto a Europa vivia as tensões que resultariam na eclosão da 2ª Guerra Mundial. 

 

Fonte: www.educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/vidas-secas.html

 

Confira

Fotos
cvd.online