Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Artista plástico promove oficina de esculturas com o 5º Ano

Notícias

21/05/2018

Artista plástico promove oficina de esculturas com o 5º Ano

Artista plástico promove oficina de esculturas com o 5º Ano

Na segunda-feira, dia 14 de maio, a professora Glauce ganhou um reforço de peso na aula de Artes do 5º Ano do Ensino Fundamental. O artista plástico de Barra Mansa, Silvio Fernandes, conversou com os alunos e desenvolveu uma atividade com eles. O convite veio depois de uma reportagem publicada no site do Verbo Divino, mostrando que Silvio é o autor da escultura da logo do CVD que enfeita a fachada do colégio, obra que completa 15 anos em 2018. "Coincidiu do capítulo sobre esculturas ser estudado logo depois da publicação da reportagem, então pensei que a presença dele, por já ter essa ligação com a escola, poderia ser interessante para as turmas aprenderem esse conteúdo de uma forma diferente", disse a professora Glauce.
 
Antes da aula, Silvio apresentou o esboço da escultura do CVD, que ele guarda até hoje. É um documento que traz as especificações técnicas da peça e os significados dela. Os alunos fizeram várias perguntas sobre a obra e também sobre a profissão de artista plástico. Depois, ele promoveu uma oficina de artes. Silvio levou uma escultura de lagarto criada por ele, feita de terra e cola, e as crianças tinham que reproduzir aquela peça usando argila e tinta. Ele foi muito atencioso e conversou com cada aluno, ajudando no processo de produção. O artista falou também sobre o material utilizado nas esculturas, sempre orgânico ou reciclado, para colaborar na preservação da natureza.
 
As obras produzidas ficarão em exposição nos corredores do colégio. A escultura trazida por Silvio foi dada de presente e será sorteada entre as crianças. A professora Glauce explica que o objetivo da atividade foi desenvolver a sensibilidade artística e a criatividade dos alunos. "Foi muito mais produtivo do que eu imaginava. Mesmo com todos eles observando a mesma peça, as esculturas ficaram completamente diferentes uma da outra. Isso mostra que cada um tem a sua percepção, que nós tentamos ampliar e aprimorar com essa oficina. Agradeço a presença do Silvio, que foi muito solícito e atencioso com as turmas", disse a professora.
 
Silvio Fernandes considerou a experiência fantástica. Exaltou o interesse e a dedicação dos alunos, além da iniciativa da professora. "São muito ativos e inteligentes. Agradeço o convite e confesso que fiquei emocionado. Me sinto realizado como artista voltando a me envolver em uma atividade do Verbo Divino 15 anos depois de fazer aquela escultura da fachada", disse o artista, destacando ainda o prazer em poder ensinar arte às crianças. "Foi incrível ensinar os detalhes do processo e vê-los dando continuidade. Estão todos de parabéns", concluiu o artista plástico.
 

Fotos
cvd.online