Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Biblioteca do CVD: Há 84 anos contando histórias

Notícias

09/08/2017

Biblioteca do CVD: Há 84 anos contando histórias

Biblioteca do CVD: Há 84 anos contando histórias

A biblioteca do Colégio Verbo Divino está presente no cotidiano de várias famílias há 84 anos, desde 1933. Segundo a responsável da biblioteca e ex-aluna do CVD, Malvina da Glória Neves Alves, a biblioteca possui aproximadamente 35 mil exemplares e tem uma média de 1.979 empréstimos ao mês (dados de maio/17).

Malvina explica que nunca pensou em trabalhar na biblioteca, mas descobriu sua vocação e paixão. “A fantasia põe a imaginação em uso constante, faz do indivíduo um ser criativo. E é desse ser criativo que precisamos para transformação do mundo. Sonhar faz parte de todas as pessoas e através dessas histórias e contos de fadas que aprendemos a conviver com as diferenças sociais, os traumas e problemas do cotidiano. Nada supera o contador de histórias, a proximidade do adulto que nesse momento é como se fosse o espelho mágico de “Alice” que leva a criança a embarcar nessa aventura, onde ela “ouve imagens” e “enxerga tudo com olhos da imaginação” e a fantasia flui, e fica tudo misturado: contador de histórias e criança, criança, e contador de histórias, que retornam dessa aventura quando se pronunciam as frases clássicas: (...) E foram felizes para sempre! ” – Disse.

Mas qual a importância da leitura?

O ato de ler aumenta a possibilidade do indivíduo de argumentação e o envolve em assuntos pertinentes da sociedade, cultura, entre outros. A leitura torna o indivíduo crítico e conhecedor de direitos e deveres, além de proporcionar uma “viagem” em cada história.

O Colégio Verbo Divino incentiva à leitura em todos os seguimentos pedagógicos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, onde saem cidadãos formados para o mundo.

Em celebração ao sucesso dos livros no CVD, todo mês selecionaremos uma sugestão de leitura escolhida pelos alunos, professores e frequentadores da biblioteca do CVD, através do “Projeto: Ler, por quê?”.

Sugestão de leitura para o mês de agosto:


 

Saiba mais:

Segundo uma pesquisa realizada em maio de 2016, pela agência NOP World para medir “hábitos de mídia” em 30 países, o Brasil se classificou na 27ª posição no ranking de leitura, à frente apenas de Tawian, Japão e Coréia.


Figura 1Imagem retirada da internet.

A pesquisa mostrou que o brasileiro dedica, em média, apenas 5 horas e doze minutos por semana para a leitura de livros. Ao que parece, a preferência nacional é mesmo ver televisão (18 horas e quinze minutos) – neste quesito nos classificamos na oitava posição – e ouvir rádio (17 horas semanais).

Também surpreende o apetite do brasileiro para a internet: por aqui se gasta em média 10 horas e trinta minutos semanais navegando com fins não profissionais, o que nos coloca na nona posição do ranking.

Fonte: http://br.blastingnews.com/cultura/2015/09/leitura-em-ranking-de-30-paises-brasil-ocupa-27-posicao-00548961.html

 

Fotos
cvd.online