Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Coordenadoras participam de capacitação pedagógica em Juiz de Fora

Notícias

11/02/2016

Coordenadoras participam de capacitação pedagógica em Juiz de Fora

Coordenadoras participam de capacitação pedagógica em Juiz de Fora

 

No dia 25 de janeiro, a equipe de Coordenadoras Pedagógicas do Colégio Verbo Divino (Ed. Infantil, Ens. Fundamental I e II e Ensino Médio) e o Diretor Ronaldo Pimenta participaram do “Encontro Pedagógico”, promovido pela Associação Propagadora Esdeva, em Juiz de Fora. Além do CVD, estiveram presentes diretores e coordenadores dos colégios Academia (Juiz de Fora) e das duas unidades do Colégio Arnaldo (Belo Horizonte-MG).  

O tema conduzido em debate foi a “Didática do Pensamento Crítico: Habilidades Cognitivas”, pelo psicólogo e educador Laênio Loche. O objetivo do encontro, além de promover a integração entre as unidades, foi debater o assunto que vem sendo muito exigido nos exames atuais, como a Prova Brasil, o ENEM, Enade e o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

O princípio fundamental da educação, de acordo com Laênio, é formar alunos autônomos, críticos, entender que a teoria é diferente da prática, repensar a maneira de se dar aula de acordo com as atualizações da sociedade e do mundo.

Segundo as Coordenadoras o saldo foi positivo. “A todo momento, o palestrante instigava os participantes a pensar como alunos, ensinando o passo –a – passo do pensar. Em um dos momentos ele fez um link com a Educação Infantil, mostrando a importância de se ter uma base e como o nosso trabalho reflete lá na frente, no Ensino Médio” – explica Jenian Camatta, Coordenadora da Educação Infantil do CVD.

Cristiane Viana, Coordenadora do Ensino Fundamental I, ressaltou a modernidade e a frequente atualização do modo de ensinar. “A importância da atualização da didática de ensino também foi um tema muito relevante, pois enfatizou que as escolas e professores devem se adequar ao mundo que estão vivendo, para oferecer um conteúdo de excelência para os alunos” – afirma a Coordenadora.

Para Catarina Chaves, Coordenadora do Ensino Fundamental II e Flávia Real, Coordenadora do 9º ano e Ensino Médio, a capacitação demonstrou o valor do trabalho realizado no CVD. “A educação realizada sem surpresas, preparando o aluno de forma adequada com aulas e conteúdos diferentes, com foco nas provas e nos principais processos seletivos é essencial para que ele se sinta confiante” – comentam.

O Diretor Ronaldo Pimenta comenta a contribuição da iniciativa para o Colégio. “O CVD tem como objetivo apresentar a melhor educação para os alunos seja pela formação de excelência dos professores e coordenadores, ou pelo conteúdo trabalhado em sala de aula. E essa capacitação renova esse objetivo, trazendo mais ideias, trocando experiências com as demais unidades, renovando o fôlego para mais um ano que se inicia” – disse.

Fotos
cvd.online