Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Educação Infantil: Campanha da Água

Notícias

22/03/2016

Educação Infantil: Campanha da Água

Educação Infantil: Campanha da Água

 

Desde o dia 15 de março, a Educação Infantil do CVD está realizando uma campanha de conscientização sobre o desperdício da água com os seus alunos.

Brincadeiras, contos, filmes, dinâmicas, aprenderam sobre o óleo, plantaram e regaram as plantinhas. Não importa a forma, a mensagem é a mesma para todos – “Economizar é bom”, “Água é vida”. Além de celebrar o Dia da Água, 22 deste mês, também trabalham o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Casa Comum”.

Confira algumas dicas para evitar o desperdício:

BANHEIRO

- Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano. 

- Pressione a descarga apenas o tempo que for necessário. Uma descarga chega a utilizar 20 litros d'água em um único aperto. 

- Escovar os dentes com a torneira aberta é um ato pequeno, mas responsável pelo desperdício de até 10 litros d'água. Fechando a torneira, você economiza até 9 litros. Em um mês, a economia pode chegar a 350 litros. 

- Você pode economizar  16.425 litros de  água por ano ao escovar os dentes. Basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova. 

COZINHA

- Limpe os pratos e panelas para tirar o excesso e deixe-os de molho. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Depois que estiverem ensaboados, use a água para enxaguá-los e não deixe a torneira ligada entre um objeto e outro.


QUINTAL

- Cuidado: Nada de "varrer" quintais e calçadas com esguicho; use a vassoura! 

- Lavar uma calçada, em média, dura de 10 a 15 minutos. Nesse tempo você gasta quase 300 litros. E lavando toda a semana, em um mês são praticamente 1.200 litros jogados fora e que vão pesar na conta de água. Procure uma maneira de aproveitar a água das chuvas como alternativa. 

- Não cimente por completo todo o quintal. Assim, a água das chuvas pode infiltrar-se automaticamente no jardim e molhar a terra, diminuindo o desperdício.

- Não há necessidade de trocar a água da piscina. Nos dias de hoje, existem tratamentos que dispensam essa troca. 

CARRO

- Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros. 

GERAL

- Preste atenção no consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste; feche todas as torneiras e os registros da  casa e verifique se o hidrômetro, aparelho que mede o consumo de água, sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado. 

 

Confira as fotos:

Centro

Santa Helena

Fotos
cvd.online