Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Encontro das Escolas Católicas da Diocese de Barra do Piraí - V. Redonda

Notícias

26/02/2014

Encontro das Escolas Católicas da Diocese de Barra do Piraí - V. Redonda

Encontro das Escolas Católicas da Diocese de Barra do Piraí - V. Redonda

Mesa Redonda sobre a Fraternidade e Tráfico Humano

 

O Colégio Verbo Divino sediou neste último sábado (21 de fevereiro) a Mesa Redonda sobre o tema: Fraternidade e Tráfico Humano.  Um evento que contou com a participação de todas as escolas católicas da diocese e profissionais da educação da rede pública ligadas ao Ensino Religioso.

O evento articulado pela Comissão Diocesana para Educação e Cultura foi conduzido por dois colaboradores:

O Deputado Estadual  Zaqueu da Silva Teixeira, que já atuou como Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, relatou suas experiências sobre o assunto e destacou entre outros a Rede de Assistência Social de âmbito nacional, que já existe em nosso País, abrangendo a Polícia Federal, o Ministério Público, Assembleia Legislativa, as Polícias Estaduais, os  Conselhos Municipais entre outros. Essas entidades, contam principalmente com a participação da sociedade organizada e também com ações pessoais anônimas, através do:

-  Disque 100 para denúncia de violência envolvendo criança e adolescentes:

- Disque  180 para relatar casos de violência contra a mulher;

- Disque Denúncia (Estado do Rio de Janeiro) – 2253-1177.

Em todos esses serviços a ligação é totalmente anônima, e em alguns casos, há recompensas em dinheiro.

Antes da pausa para o café,  o Grupo de teatro ARTE EM FOCO apresentou uma esquete da peça  “OS ESQUECIDOS “ que estará em cartaz a partir de setembro no teatro do SESC – Barra Mansa.

Na segunda parte do encontro  contamos com a assessoria da Irmã Cléa (Congregação do Sagrado Coração de Jesus), que além de educadora por 25 anos, atua como assessora na CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional Rio de Janeiro). Irmã Cléa conduziu o tema proposto pela ótica do método ver, julgar e agir sempre usando como pano de fundo as escrituras relacionadas à CF2014. O método desenvolvido trouxe muitos esclarecimentos que sem dúvida servirão de apoio para os trabalhos dos profissionais em sala de aula.

Ao final, o evento foi avaliado como positivo, ressaltando-se principalmente o reencontro das entidades e educadores católicos da nossa diocese.

Veja as fotos.

Ouça o tema da CF 2014.

Fotos
cvd.online