Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Juiz revê decisão e libera medicamento para nossa aluna Antônia Vidal

Notícias

19/03/2018

Juiz revê decisão e libera medicamento para nossa aluna Antônia Vidal

Juiz revê decisão e libera medicamento para nossa aluna Antônia Vidal

Valeu a pena lutar. Neste fim de semana, a família de nossa aluna do Pré 1A, Antônia Vidal, de 4 anos, recebeu a notícia que tanto esperava. Antônia sofre de atrofia muscular espinhal (AME), uma doença degenerativa que compromete a respiração e os movimentos do corpo, e pode até matar. Os pais acionaram a justiça para obter do governo federal o remédio Spinraza, que não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) e custa R$ 400.000,00 por ampola. Só no primeiro ano de tratamento ela precisaria de 6 aplicações, o que custaria quase R$ 2.500.000,00. O medicamento age nas células motoras e pode melhorar a qualidade de vida de Antônia.
 
No início da semana, o juiz Bruno Otero Nery, da 3ª Vara Federal de Volta Redonda, havia emitido uma sentença negando o remédio à família e indicando tratamento alternativo, por considerar que o caso de Antônia não era urgente. Mas já nesta sexta-feira ele voltou atrás e, com uma liminar, determinou que a União deve, sim, conceder gratuitamente o medicamento. "Em uma primeira análise, causou a impressão de que ela levava uma vida dentro de uma razoável normalidade, afastando-se o risco de demora. No entanto, como já dito, em uma análise mais acurada, ainda que em fase preambular, verifico que há risco de morte, com a progressão da doença, risco esse que deve ser expurgado", afirmou o juiz na sentença desta sexta.
 
Agora, o governo tem até 30 dias para fornecer o remédio. Segundo a advogada da família, Caroline Fraga, o próximo passo é esperar que a União se manifeste no processo. "Vamos aguardar essa manifestação, se isso não acontecer no prazo determinado pela justiça a União será intimada para execução imediata da sentença. Depois disso começamos a definir os trâmites para as aplicações do medicamento", disse Caroline.
 
A mãe de Antônia, Bruna Vidal, está aliviada. E agradecida. "Quero em poucas palavras expressar minha gratidão a Deus pelo o que Ele fez em nossa vida hoje. Essa semana de manifestação não foi em vão e conseguimos chamar a atenção. O juiz reviu todo o caso da Antônia e entendeu que mesmo no esforço de tentar ter uma vida razoavelmente normal, o caso dela não pode esperar", celebrou Bruna.
 
Bruna deu essa declaração em um video publicado nas redes sociais, em uma página criada para explicar o caso de Antônia e conseguir apoio no tratamento. A fanpage "Todos pela Antônia" já tem mais de 5600 seguidores e ficou movimentada essa semana depois da sentença negativa do juiz. O video em que ela lamentou a decisão teve mais de 4 milhões de visualizações.
 
A comunidade educativa do Colégio Verbo Divino se alegra com a decisão da justiça e está em oração para que essa conquista efetivamente melhore a qualidade de vida da Antônia. Desde que a recebemos na escola, nosso desejo é que ela cresça e se desenvolva ainda mais. Continuamos com esse espírito, trabalhando firme para que ela e todos os alunos alcançem o sucesso.
 
Se você quiser conhecer melhor a história da Antônia e saber detalhes de como ajudar, acesse www.facebook.com/todospelaantonia.

Fotos
cvd.online