Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Laboratório com o 8º ano - Óptica

Notícias

10/04/2015

Laboratório com o 8º ano - Óptica

Laboratório com o 8º ano - Óptica

O olho humano é um sensor poderoso. Pode focalizar a um palmo da face ou a quilômetros de distância. Capta imagens ricas em detalhes.

Seu funcionamento é parecido, porém bem mais versátil que uma câmera fotográfica, pois se adapta facilmente a iluminação, tanto a penumbra quanto sob o sol intenso.

A luz passa por um sistema de lentes formado basicamente pela córnea (membrana transparente na frente do olho e é responsável por 80% do processo de formação da imagem sobre a retina), pelo cristalino (é constituído por células organizadas longitudinalmente, como uma casca de cebola, que perdem as suas organelas durante a formação, assumindo desta maneira sua característica de ser transparente) e o anteparo é a retina (responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico, que possui milhões de neurônios sensíveis à luz, também chamados de fotorreceptores).

Os olhos se movem tremulamente de forma involuntária, para que a retina não fique exposta à luz intensa por longos períodos de tempo. Com isso permitem também que a imagem que recai sobre o ponto cego da retina, região de convergência dos nervos ópticos e, portanto, insensível à luz, seja captada por células sensíveis adjacentes.

A estrutura do olho de boi é bastante parecida com a dos nossos olhos, e devido a isso os alunos do 8º ano dissecaram olhos bovinos na prática de laboratório.

Confira as fotos:

Fotos
cvd.online