Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Musicalização – Unidade Santa Helena

Notícias

12/04/2016

Musicalização – Unidade Santa Helena

Musicalização – Unidade Santa Helena

“A escuta tem grande importância na educação infantil, pois todos os demais conteúdos se alinhavam por meio da audição e da percepção.” (Teca Alencar de Brito)

 

O primeiro contado com os sons e instrumentos de forma dinâmica faz parte das atividades lúdicas que permitem o desenvolvimento, interação, convívio social, aprimoramento da coordenação espaço-temporal, bem como o desenvolvimento da percepção por meio da produção dos sons vocais, imitação de vozes de animais, ruídos.

 

A Unidade Santa Helena, conta com a parceria do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa há quase três anos. O Projeto está voltado aos alunos das redes públicas e visa incentivar a musicalização desde a Educação Infantil.

 

A parceria surgiu a partir da iniciativa da Coordenadora Jenian Camatta e a Assistente Social do CVD Elaine Correa, que apresentaram o projeto Social da Santa Helena ao Maestro Vantoil  – idealizador do Música nas Escolas - que de imediato abraçou a causa. 

 

O CVD começou a investir em instrumentos para transformar as crianças da Santa Helena em uma bandinha rítmica, entre os aparelhos comprados estão: xilofone, sinos, chocalhos, reco-reco, clavas, trombones, coquinhos, panderolas, surdo, triângulo, pratos, entre outros. Hoje, as 90 crianças possuem aulas semanais com o professor de musicalização Clayton de Souza Pereira e a oportunidade de tocarem instrumentos de uma bandinha orff completa.

 

O processo de musicalização se dá por meio de atividades lúdicas, que permitem o desenvolvimento do trabalho em grupo, a consciência do eu e sua interação no convívio social, as noções de coordenação espaço-temporal, bem como o desenvolvimento da percepção por meio da produção dos sons vocais, imitação de vozes de animais, ruídos. A música permite extravasar as emoções. Por isso, a sua contribuição na formação integral da criança.

 

Fotos
cvd.online