Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Olimpíada de Física

Notícias

22/10/2014

Olimpíada de Física

Olimpíada de Física

O que é a OBF?

 

A OBF (Olimpíada Brasileira de Física) surgiu e é organizada pela Sociedade Brasileira de Física desde 1999. Atualmente são mais de 3 mil escolas e mais de 1 milhão alunos inscritos em todo o Brasil, o que faz da OBF uma das maiores Olimpíadas de Física do mundo.

É realizada em três fases para alunos do 8º ano do Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio. As provas da 1ª fase têm questões de múltipla escolha; as da 2ª fase são discursivas, e na 3ª fase, além da prova discursiva, tem também a prova experimental.

Quais seus objetivos?

Um dos principais objetivos da OBF é despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. A OBF, ainda, é a única oportunidade que os alunos têm de concorrer para fazer parte das equipes brasileiras em duas Olimpíadas Internacionais: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) e a International Physics Olympiad (IPhO).

O Brasil nas Olimpíadas Internacionais.

 

As equipes brasileiras, selecionadas e preparadas pela Olimpíada Brasileira de Física, têm se destacado a cada ano nessas olimpíadas:

- na Ibero-americana, que participam os países da América Latina, Portugal e Espanha, desde 2004 o Brasil tem ficado nos primeiros lugares sendo que, em 2010 no Panamá, conquistou quatro Medalhas de Ouro, Top Gold (melhor estudante) e, pelo 3º ano consecutivo, foi o Campeão Geral do torneio;

- na Internacional, que contou com 380 estudantes de 80 países em 2010 (Croácia), nossa equipe formada por 5 estudantes, conquistou cinco Medalhas de Bronze.

Atualmente o Brasil é o país da América Latina com maior número de Medalhas conquistadas na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).

 

O VERBO na OBF

 

O Colégio incentiva a participação dos alunos na OBF e não incomum ter alunos classificados para a 2ª fase de cada edição. O CVD, na edição 2014 teve alunos classificados para a terceira fase da olimpíada.

Os alunos Luana Aredes do 8º ano, Pedro Neto, Rafael Camata, Julia Alves e Yasmim do 9º ano venceram este desafio.

 

Confira as fotos

Fotos
cvd.online