Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Palestra sobre imunização do HPV

Notícias

12/03/2014

Palestra sobre imunização do HPV

Palestra sobre imunização do HPV

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa iniciou em 26/02/2014 (quarta-feira) um ciclo de palestras com o tema “Toda menina e toda mulher precisam de proteção” para expor a importância da imunização contra o HPV (papiloma vírus humano) nas redes particulares de ensino. Seguindo a agenda de palestras, o CVD recebeu Marlene Fialho (Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde) e Daniela Marcondes Gomes (Coordenadora do PAISMCA - Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente).

O HPV é um vírus transmitido através de contato sexual e através do parto, e é um dos causadores do câncer de colo de útero. Estima-se que 4800 mulheres morrem, por ano, em decorrência desse tipo de câncer.

Estarão disponíveis a partir de 10 de março de 2014, pelo Sistema Único de Saúde, as vacinas quadrivalentes, que combatem os quatro tipos mais comuns do vírus, HPV 6, 11, 16 e 18. Apenas a ser aplicadas em crianças e jovens, do sexo feminino, com idades entre 11 e 13 anos.

A vacina é intramuscular, causa um pequeno desconforto local e deve ser ministrada de forma estendida com três doses, sendo uma dose inicial, uma dose após seis meses e outra dose depois de decorridos cinco anos. Uma das propostas é gerar imunidade coletiva e ampliar a imunização através de vacinas pela rede pública, para jovens do sexo feminino com idades de até 16 anos. A primeira dose será aplicada nas escolas e nas unidades de saúde e as doses posteriores apenas nas unidades de saúde.

A Secretaria produziu também a caderneta do adolescente. Nela encontramos as fases de evolução do corpo, como a passagem da puberdade para a vida adulta, dá dicas de saúde, espaço para anotações importantes, evolução dentária e como não poderia faltar, espaço para anotações de vacinas tomadas. 

 

Confira as fotos

Fotos
cvd.online