Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » Fique Por Dentro » Notícias » Torneio de Grafite

Notícias

29/03/2011

Torneio de Grafite

No dia 18 de março, as alunas da Escolinha de Dança dos 4º e 5º anos participaram de um torneio de grafite, durante a aula de dança da Prof. Sairita. Dentro da cultura do Hip Hop, o grafite representa uma arte plástica, expressada por desenhos coloridos feitos por grafiteiros.

Segundo a professora, o Hip Hop é um estilo que compõe três elementos: o rap, o grafite e a dança de rua. "Nossas alunas puderam aprender um pouco de cada um, com a finalidade de aprimorar o conhecimento cultural desse ritmo. O grafite é uma arte que estimula as crianças".

É importante ressaltar que, durante as aulas, foi discutida a diferença entre a arte do grafite e o ato de vandalismo, o qual é encontrado nos banheiros, muros e casas "pichadas", por exemplo. O grafite é uma arte, diferenciando-se da "pichação". 

Nas aulas, as alunas fizeram desenhos relacionados à história do Hip Hop como, por exemplo, um apelo pela paz e pelo amor que, segundo as alunas Luana Aredes e Roberta, o principal objetivo do Hip Hop é reivindicar contra o racismo, o preconceito e a violência.

O desenho de um relógio feito pelas meninas, por exemplo, significava a marcação do tempo de uma coreografia que, segundo as alunas Julia Garcia e Vitoria Costa, é uma sequência muito rápida que não é fácil de acompanhar. Outro desenho interessante foi o de um gesto através das mãos, representando a movimentação do Hip Hop. As alunas Laura Bastos e Maíra disseram que, para elas, os movimentos do Hip Hop são as maiores características desse ritmo.

"Eu gostei muito de participar do torneio de grafite. Nós conseguimos entender como é ser um grafiteiro e para que serve esse trabalho, que é tão bonito". (Vitória Pamplona)

Fotos
cvd.online