Colégio Verbo Divino

Colégio Verbo Divino » O Colégio » Nossos Valores

Nossos Valores

O COLÉGIO VERBO DIVINO é uma instituição Católica mantida pela Congregação do Verbo Divino. O ser do Colégio é definido pela própria palavra de Deus em sua essência primeira: Verbo Divino é a Palavra de Deus encarnado na Pessoa de Jesus Cristo “que habitou entre nós” (Jo. 1,14). Isso significa que a nossa raiz, como Colégio Católico, está impregnada pelo mistério vivificante da palavra de Deus.

Fundado em 1933, inicialmente escola pública, logo a seguir foi entregue à Congregação dos Missionários do Verbo Divino.

O CVD, ao longo dos anos, foi sempre pioneiro na implantação de cursos novos, na introdução de tecnologias e serviços, tornando-se um dos mais importantes centros educacionais da região.

A seriedade e a qualidade do trabalho desenvolvido no estabelecimento são respeitadas por toda a comunidade, facilitando, assim, o uso de novas metodologias e tecnologias, pois são introduzidas com o maior cuidado e respeito à sua clientela, com a cautela necessária para não perder as referências, mas, ao mesmo tempo, sem impedir os avanços significativos que têm dado em direção a essa nova era que aponta no horizonte.

É verdade que nunca houve tempo com mudanças tão significativas e urgentes, porém o corpo técnico e docente do Colégio vêm preparando-se para que essas sejam assimiladas por todos, incorporadas no seu fazer diário, propiciando à comunidade barramansense momentos de grande criatividade e novas aprendizagens.

A Direção tem como meta principal construir uma escola que realmente ensine e, para tal, vem dando o suporte necessário ao seu pessoal técnico, docente e administrativo, estimulando atividades de reciclagem, capacitação, fortalecendo a escola enquanto espaço de formação em serviço, animando a comunidade para as mudanças, zelando para que a Missão do Colégio, como centro cultural e como comunidade religiosa, atinja plenamente os objetivos de educar crianças e adolescentes tendo como referência as grandes mudanças tecnológicas, sociais e culturais.

O Colégio compreende a construção do conhecimento como processo que se transforma (reconstrói) mediante ação do sujeito no mundo e com o objeto de conhecimento. Reconhece que o sujeito e o objeto são organismos ativos, abertos, em constante intercâmbio com o meio a partir dos quais um modifica o outro.

Para o Colégio Verbo Divino, o ser constrói-se na relação, compreendendo na dimensão social, inerente à própria construção do pensamento, não existir sem o diálogo do homem consigo e com o mundo que o cerca.

Tem como missão educar para o transcendente, o que significa sensibilizar a comunidade escolar a ir além, ultrapassar-se, superar-se, entrar em comunhão com a totalidade indivisível, compreender-se parte do universo, onde todas as coisas tocam-se, interdependentes e inseparáveis de um Todo Cósmico (Deus).

Essa imagem leva a compreender que somos andarilhos nesta jornada, numa caminhada individual e, ao mesmo tempo, coletiva. Essa consciência deve ampliar os sentimentos de humildade, fraternidade, solidariedade e compaixão, colaborando com um mundo mais harmonioso, com um pouco mais de felicidade.

Toda a ação educativa do CVD deve ter como referência sua filosofia e objetivos explicitados no seu Regimento Escolar, de modo que todos os conteúdos curriculares sejam permeados por ações que, no dia-a-dia, concretizem sua teoria.

É, ainda, missão do Colégio Verbo Divino, realizar na sociedade sua função educadora ministrando ensino de qualidade, oferecendo oportunidades para o exercício pleno da cidadania para toda a comunidade educativa, trabalhar inserido nas atividades da cidade e ser espaço de reflexão nas diversas áreas do saber humano, gerando o Homem Novo a partir dos valores do Evangelho de Jesus Cristo.

ENTENDEMOS POR “HOMEM NOVO” O INDIVÍDUO

 

 

 

Competente

aquele que domina os conhecimentos científicos do seu tempo, realizado como profissional, capaz de atos comprometidos com a realidade, colocando seu conhecimento a serviço da comunidade, criando situações novas, sendo desembaraçado, lúcido, artístico e sem dependências.
 

Crítico

capaz de criticar, com responsabilidade, a realidade existente, propor mudanças, ter atitude crítica frente a supostos valores, meios de comunicação, estruturas, tratados, ter atitude de alerta, insubornável e apaixonado pela verdade.
 

Solidário

capaz de sensibilizar-se, em todos os momentos, buscando o viver comunitário e democrático, sendo solidário com os mais fracos, os pobres e os oprimidos.
 

Livre

capaz de amar e ser amado, criar vida, superar-se a cada dia e não abdicar de sua liberdade, mas usá-la na disposição permanente de buscar o bem de todos. Ser o que é, falar do que crê e viver o que proclama.
 

Dinâmico

incomparável sujeito, criador do seu próprio destino, ser capaz de dialogar com o diferente para estabelecer o ritmo da convivência.
 

Evangélico e Missionário

consciente de que pela vida e ação que se manifesta a presença ativa de Cristo, ao encontro do outro, pessoas, multidões ou povos, mediador e/ou agente capaz de conduzir processos de libertação.

Enfim, educar o homem para a realização pessoal, para a felicidade é o nosso ideal, e isso está intimamente ligado a uma vivência espiritual que o harmonize com os demais seres humanos e com a natureza.
 

Observação: a versão integral do documento encontra-se disponível para consulta na Secretaria do Colégio

 

 

 

Fotos
cvd.online