Notícias

Viva a educação!

Notícia | 18/06/2021

Hoje, sexta-feira, 18 de junho, o Colégio Verbo Divino deu um passo muito importante no processo de ensino e aprendizagem, considerando os desafios impostos pela Covid-19. Foi o primeiro dia de avaliações presenciais desde o início da pandemia, com as provas do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental. As turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio também passarão por esse processo. 

O balanço desse primeiro dia não poderia ter sido mais positivo. Pelo retorno que tivemos, os alunos aprovaram a iniciativa e chegaram felizes em casa. Sem dúvida, reflexo de avaliações mais leves e da confiança passada por nossa equipe. Inclusive, à tarde, já tivemos pedidos de famílias interessadas em enviar os filhos para as provas presenciais na semana que vem. Hoje, dos 594 alunos do turno da manhã, 472 estão fazendo ou farão as avaliações de forma presencial, o equivalente a quase 80% do total. Pouco mais de 20%, 122 alunos, farão de maneira remota.

É importante deixar claro os dois principais fatores que motivaram essa opção. A primeira é pedagógica: acreditamos que a avaliação presencial é mais eficaz e reflete com mais fidelidade o processo de aprendizagem. E com todos as incertezas da pandemia, é urgente que tenhamos um diagnóstico real do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, uma checagem para melhorar e direcionar o trabalho dos professores no dia a dia, mostrando onde há defasagem e onde houve evolução.

O segundo fator, e mais importante, é social.  Queremos, com as avaliações presenciais, reconectar escola e famílias, para a sobrevivência da educação. Resgatar a auto-estima dos alunos, para que se lembrem de que são capazes de realizar as provas e se tornarem competitivos nos diversos desafios que encontrarão pela frente ao longo da vida. E reforçar a confiança dos pais nos filhos e na escola.

A logística não foi fácil. Temos três grupos distintos nesse processo. O primeiro é composto pelos alunos que já estão frequentando as aulas presenciais. O segundo, pelos alunos que estão acompanhando as aulas de forma remota e continuaram assim para as provas. Avaliamos caso a caso e respeitamos a decisão das famílias que preferiram deixar os filhos em casa, por questões de saúde. E temos ainda um terceiro grupo, composto por alunos que estão em aulas remotas mas toparam ir ao Colégio apenas para fazer as avaliações presenciais. Nosso dever foi e será, até o fim das avaliações, garantir a segurança de todos. Preparamos espaços e horários especiais para que uma bolha não se encontre com a outra, e reforçamos os cuidados com higiene e distanciamento. Até o Ginásio Poliesportivo foi utilizado. Os alunos perceberam e reconheceram esse esforço.

E, graças ao empenho dos educadores e à parceria das famílias, está correndo tudo muito bem. Temos certeza de que o sucesso desse primeiro dia vai se refletir em todos os outros. E o objetivo está sendo cumprido: com provas mais leves e menos complexas, não estamos com foco nas notas, mas no resgate da auto estima dos alunos e na reconexão com as famílias. E é assim, caminhando juntos, que vamos vencer qualquer desafio. Viva a educação!
 

Veja outras notícias

Veja todas as notícias

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio desse formulário você entra em contato direto com o Verbo Divino. Retornaremos sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Verbo Divino

ver agenda
2018 © Colégio Verbo Divino - Todos os direitos reservados Desenvolvido por: AM4